Como aumentar a imunidade no frio: chocolate amargo e carne são aliados
Veja como aumentar a imunidade no frio com alimentos e substâncias que funcionam como antioxidantes e anti-inflamatórios
A onda de frio que causa grande queda nas temperaturas da maior parte do Brasil, com registro de geada e passagem de ciclone Yakecan em algumas cidades em pleno outono, merece atenção. Afinal, o tempo mais frio pode favorecer o surgimento de doenças do trato respiratório - gripes e resfriados.
E como aumentar a imunidade no frio? O Receitas conversou com a nutricionista Fabiana Ferraz, especialista em Saúde Pública. Ela explicou como podemos nos proteger com substâncias encontradas nos alimentos do dia a dia.
Chocolate amargo é fonte de zinco, mineral que ajuda a aumentar a imunidade — Foto: Reprodução da Internet |
É o caso do zinco, um mineral que contribui para fortalecer a imunidade, tem efeito anti-inflamatório e antioxidante. "Ele pode ser encontrado em carnes vermelhas, castanhas, amendoim, leguminosas e no chocolate amargo. O chocolate ao leite acaba perdendo os nutrientes porque passa por processamentos. E também encontramos o zinco na suplementação manipulada."
Outra opção é o famoso própolis, coletado pelas abelhas. Conforme diz a nutricionista, o própolis fortalece a imunidade, tem efeito anti-inflamatório e antioxidante: "Existem o própolis alcoólico e não alcoólico. Indico o alcoólico porque tem flavonoides e polifenois, que dão efeito que a gente quer. A indicação é para melhora da imunidade, já que apresenta uma ação imunoprotetora. Esses ativos têm propriedades antioxidantes e antibacterianas."
Como aumentar a imunidade no frio: carne vermelha é aliada |
Mais um aliado é a spirulina, que pode ser usada para fazer suco detox, suco verde e biscoito. A spirulina é uma cianobactéria encontrada nas algas azuis. "É um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ela garante imunidade por ser fonte grande de vitaminas do complexo B, vitamina C, A, zinco, ferro e cobre. Ela também é anti-inflamatória e protege contra os radicais livres."
A astaxantina também tem propriedades que protegem o organismo por ser um carotenoide, pigmento avermelhado encontrado em algas, leveduras e crustáceos, e peixes como, o salmão. "A astaxantina é um potente antioxidante ligado à prevenção de várias doenças relacionadas aos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce da pele."
"Exercícios físicos trazem radicais livres e a gente vai eliminando. E atitudes como consumo de ultraprocessados podem ser danosos ao organismo, pode diminuir a imunidade e envelhecimento precoce."
Mas lembre-se de manter uma rotina com hábitos saudáveis, com prática de exercícios e alimentação regrada. "É importante ter alimentação saudável, sono de qualidade e consumo adequado de água. Os ativos e substâncias vêm nos ajudar a complementar os pontos que expliquei", finaliza a nutricionista Fabiana Ferraz. E lembre-se de consultar seu médico ou nutricionista em caso de dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário